Dar Bandeira | 2023
Texto curatorial | coletiva Dar Bandeira, na Vila da Ladeira, Rio de Janeiro, Brasil
Dar Bandeira | 2023
Curatorial text | group exhibition Dar Bandeira, Vila da Ladeira, Rio de Janeiro, Brazil
Walter Benjamin – Escovar a história a contrapelo | 2022
Texto escrito por ocasião da visita do autor à exposição Que nosso nome não caia no esquecimento, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro - Brasil
Walter Benjamin – Brushing history against the grain
Text written on the occasion of the author’s visit to the exhibition Que nosso nome não caia no esquecimento, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro - Brazil
A pandemia de covid no Brasil | 2022
Entrevista à Juliana Ernst, por ocasião da sua visita à individual Que nosso nome não caia no esquecimento, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil
Revista Pressa, edição 01
The COVID Pandemic in Brazil | 2022
Interview with Juliana Ernst, on the occasion of her visit to the solo exhibition Que nosso nome não caia no esquecimento, Anita Schwartz Gallery, Rio de Janeiro, Brazil
Pressa Magazine, Issue 01
Que nosso nome não caia no esquecimento | 2021
Texto curatorial | individual na Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro – Brasil
May our name not be forgotten | 2021
Curatorial text | individual at the Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro – Brazil
O triste espetáculo do fanatismo, é indispensável acreditar que, como seres humanos, podemos recriar um país | 2021
Matéria escrita por Lygia Jobim e publicada no site Carta Maior, por ocasião da sua visita à exposição Que nosso nome não caia no esquecimento, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro - Brasil
The Sad Spectacle of Fanaticism. It is essential to believe that, as human beings, we can recreate a country | 2021
Article written by Lygia Jobim and published on the website Carta Maior, on the occasion of her visit to the exhibition Que nosso nome não caia no esquecimento, Anita Schwartz Gallery, Rio de Janeiro, Brazi
O que a gente não tem coragem de jogar fora | 2019
Texto curatorial | individual na Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brasil
What we don’t have the nerve to throw away | 2019
Curatorial text | individual at the Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brazil
Visionários | 2018
Texto curatorial | individual no Pop Center, Porto Alegre - Brasil
Visionaries | 2018
Curatorial text | individual at the Pop Center, Porto Alegre - Brazil
Diligência | 2018
Visitando e revisitando o ateliê do artista
Diligence | 2018
Visiting and revisiting the artist’s studio
Eu-objeto, relicários, espólios | 2016
Texto publicado no livro Escultura contemporânea no Brasil, reflexões em 10 percursos, págs. 182-190 | EPP Publicações e Publicidade, Salvador | Camurê Publicações
I-object, reliquaries, spoils | 2016
Text published in the book Escultura contemporânea no Brasil, reflexões em 10 percursos, pages 182-190 | EPP Publicações e Publicidade, Salvador | Camurê Publicações
Entre céu e água | 2016
Texto curatorial | individual no Paço Imperial, Rio de Janeiro - Brasil
Between sky and water | 2016
Curatorial text | individual at the Paço Imperial, Rio de Janeiro - Brazil
Inventário do esquecimento | 2015
Texto curatorial | individual na Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brasil
Inventory of oblivion | 2015
Curatorial text | individual at the Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brazil
Reabertura às margens do Tejo – Lunettes Rouges | 2014
lunettesrouges.blog.lemonde.fr.
Texto crítico | programa de exposições do Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa - Portugal
Reopening on the banks of the Tagus – Lunettes Rouges | 2014
lunettesrouges.blog.lemonde.fr
Critical text | Exhibition program of Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisbon - Portugal
De onde os rios se encontram para inventar o mar | 2014
Texto do artista | individual no Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa - Portugal
Whence rivers meet to invent the sea | 2014
Text by the artist | individual at the Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisbon - Portugal
Errático, errante | 2012
Texto curatorial | individual na Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brasil
Curatorial text | individual at the Galeria Inox, Rio de Janeiro - Brazil
Migalhas da infância | 2011
Entrevista a Tessa Peters e Maria Donato | individual no Marsden Woo Project Space, Londres - Inglaterra
Crumbs of childhood | 2011
Interview by Tessa Peters and Maria Donato | individual at the Marsden Woo Project Space, London - England
Casa Forte | 2011
Texto curatorial | individuais no Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa, Juazeiro do Norte e Fortaleza - Brasil
Casa Forte | 2011
Curatorial text | individuals at the Centro Cultural Banco do Nordeste, Sousa, Juazeiro do Norte e Fortaleza - Brazil
Nem mais, nem menos | 2006
Texto curatorial | individuais Déambulations e Vuelvo al sur, no Centre de Photographie de Lectoure - França
No more, no less | 2006
Curatorial text I individuals Déambulations and Vuelvo al sur, at the Centre de Photographie de Lectoure - France
Déambulations | 2006
Texto de apresentação da exposição individual Déambulations, no Centre de Photographie de Lectoure - França
Déambulations | 2006
Presentation text for the individual exhibition Déambulations, at the Centre de Photographie de Lectoure - France.
Recuperação de sobras | 2004
Texto curatorial em torno dos trabalhos apresentados no programa Trajetórias 4, Fundação Joaquim Nabuco, Recife - Brasil
Remnant recovery | 2004
Curatorial text about the works presented in the Trajetórias 4 program, Fundação Joaquim Nabuco, Recife - Brazil
Memória como exercício de criação | 2004
Texto curatorial | individuais simultâneas de Elder Rocha e Renato Bezerra de Mello, Fundação Joaquim Nabuco, Recife - Brasil
Memory as an Exercise of Creation | 2004
Curatorial text | simultaneous solo exhibitions of Elder Rocha and Renato Bezerra de Mello, Fundação Joaquim Nabuco, Recife - Brazil
A presença da casa | 2004
Texto curatorial | coletiva Memórias Heterogêneas no Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro - Brasil
The Presence of the House | 2004
Curatorial text | group exhibition Memórias Heterogêneas at Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro, Brazil