{"time":1747849508288,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"“Os itinerários artísticos de Renato lançam-no nessa atitude de caminhante, olhando em gavetas para enxergar o tempo, sequestrando os últimos exemplares de materiais para tratar a obsolescência, elaborando modos de armazenar, guardar, mesmo que a contradição esteja muito antes, habitando a própria fisicalidade dos materiais que estão sujeitos ao desaparecimento”. ¹"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Nascido no Recife, Renato Bezerra de Mello migrou, inicialmente, para o Rio de Janeiro, e mais tarde, da arquitetura para as artes visuais, iniciando, no ano 2000, sua atuação como trabalhador de arte (expressão cunhada por Cildo Meireles), depois de 16 anos dedicados ao restauro de bens tombados pelo Patrimônio Histórico."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"No momento desta virada, provocado pela participação em um programa de intercâmbio entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e a École Nationale Supérieure des Beaux Arts, em Paris, tomou a decisão de que, como na arquitetura, iria trabalhar com questões relacionadas à memória das pessoas, dos lugares e das coisas."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Realizou sua formação com os artistas como João Magalhães (anos 1990, no Parque Lage), e Annette Messager e Christian Boltanski (anos 2000, na ENSBA), entre as cidades do Rio de Janeiro e Paris. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Em Paris, participou de uma primeira exposição coletiva na qual apresentou uma instalação que reúne memória familiar e coletiva: resgatando antigas fotografias abandonadas em armários e gavetas e um pequeno objeto popular, o monóculo em plástico colorido tão popular no Nordeste de sua infância, e que serve para visionar imagens, que reproduziu num diapositivo em preto e branco, cuja produção estava sendo descontinuada. Nessa obra inicial, já demonstrou seu interesse, além da memória das pessoas, para aquela das coisas que as cercam e que, numa velocidade crescente, caem em desuso."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Em prosseguimento à sua pesquisa artística, lançou mão de cartas de família e folhas de papel-carbono, sobre as quais escreveu e desenhou incansavelmente; decidiu bordar, usando tecidos e linhas que já não eram mais fabricadas; destruiu linhas de seda, transformando-as em quase pó para depois criar minúsculas bolinhas coloridas; quebrou uma coleção de copos e taças de cristal, que havia reunido ao longo de vinte anos; desgastou com lixa d’água pequenos cubos de giz para recriar uma coleção de bolas de gude perdida na infância; e inventou um diário em cartões-postais, que enviava a si mesmo pelo correio, ao longo de muitos anos."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Desde 2002 participa de exposições, destacando entre as mais recentes: <i>Delírio tropical</i>, Pinacoteca do Ceará / 2024-25; Que o nosso nome não caia no esquecimento, Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro / 2021-22; <i>O que a gente não tem coragem de jogar fora</i>, Galeria Inox, Rio de Janeiro / 2019; <i>Visionários</i>, Pop Center, Porto Alegre / 2018; <i>Entre céu e água</i>, Paço Imperial, Rio de Janeiro / 2016; <i>De onde os rios se encontram para inventar o mar</i>, Carpe Diem, Lisboa / 2014."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Possui trabalhos na coleção do MAR/RJ; FUNDAJ/PE; CNAP/França; MOOLA/EUA; além de outras coleções institucionais e particulares no Brasil, França e Inglaterra."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"¹ Marcelo Campos, no texto curatorial da individual <i>Errático, errante</i> | 2012"}},{"type":"Image","data":{"file":{"name":"FOTO BIO.jpg","url":"https://django-site-renato-bezerra-dev.s3.amazonaws.com/media/FOTO BIO.jpg"},"caption":"","withBorder":false,"stretched":false,"withBackground":false}}],"version":"2.18.0"}
Curriculum
exposições individuais
{"time":1747230286809,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"2020-21 | <b>Que nosso nome não caia no esquecimento<br></b>Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria:<b> Bianca Bernardo</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2019 | <b>O que a gente não tem coragem de jogar fora<br></b>Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Bianca Bernardo</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2018 | <b>Visionários<br></b>Pop Center, Porto Alegre, Brasil<br>Curadoria: <b>Franck-James Marlot</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Entre céu e água<br></b>Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marcelo Campos</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2015 | <b>Inventário do esquecimento<br></b>Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Fernanda Pequeno</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":" 2014 | <b>De onde os rios se encontram para inventar o mar<br></b>XVIII Programa de Exposições do Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal <br>Curadoria: <b>Lourenço Egreja</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2012 |<b> Errático, errante<br></b>Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria:<b> Marcelo Campos</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":" 2011 | <b>Migalhas da infância<br></b>Marsden Woo Gallery Project Space, Londres, Inglaterra<br>Curadoria: <b>Tessa Peters e Maria Donato</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":" 2010-11 | <b>Casa Forte<br></b>Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Sousa; Brasil <br>Curadoria:<b> Marcelo Campos</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":" 2006 | <b>Vuelvo al su</b>r<br>Centre de photographie de Lectoure, França<br>Curadoria: <b>François Saint-Pierre.</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2006 | <b>Déambulations<br></b>Centre de photographie de Lectoure, França<br>Curadoria: <b>François Saint-Pierre</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":" 2005 | <b>Déplacements<br></b>Le Showroom, Paris, França<br>Curadoria: <b>Dorothée Tramoni, Gabriella Pessoa, Laure Phelip</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2004 | <b>Trajetórias 2004<br></b>Instituto de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil<br>Comissão de Seleção: <b>Cristiana Tejo, Daniela Bousso e Moacir dos Anjos</b>"}}],"version":"2.18.0"}
exposições coletivas
{"time":1747237199359,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"2024-25 | <b>Delírio tropical</b><br>Pinacoteca do Ceará, Fortaleza, Brasil<br>Curadoria: <b>Orlando Maneschy e Keyla Sobral</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2024 | <b>Obras do Acervo</b><br>Galeria Número, Recife, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2024 | <b>Visita ao acervo #4 – Diálogos</b><br>Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Cecilia Fortes</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2023 | <b>Anita Schwartz XXV anos</b><br>Galeria Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Bianca Bernardo</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2023 | <b>Dar Bandeira</b><br>Participação do coletivo Das Bandeiras<br>Vila da Ladeira, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Shannon Botelho</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2022 | <b>Parada 7 - Arte em resistência</b><br>Centro Cultural Justiça Federal & Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Cesar Oiticica Filho, Evandro Salles e Luiza Interlenghi</b><br>Idealização: <b>Evandro Salles</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2021-22 | <b>Ver-Ão</b><br>Participação do coletivo Das Bandeiras<br>Galeria Oásis, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Alexandre Sá, Carmen Riquelme e Tania Queiroz</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2020-21 | <b>Casa Carioca</b><br>Museu de Arte do Rio | MAR<br>Curadoria: <b>Marcelo Campos e Joice Berth</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2021 | <b>Manifestação pública</b><br>Participação do coletivo Das Bandeiras<br>Passeata #forabolsonaro, no centro da cidade do Rio de Janeiro"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2020 | <b>Crônicas Incidentais</b> - <b>exposição virtual</b><br>Instituto dos Pretos Novos, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marco Antonio Teobaldo</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2020 | <b>COVIDEO19.ART</b><br>https://www.covideo19.art<br>Curadoria: <b>Amanda Abi Khalil, Bianca Bernardo e Cherine Karam</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2019 | <b>Chacona e fuga</b><br>Galeria Oriente, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Ursula Tautz</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2019 | <b>Inundação</b><br>Museu do Pontal, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marcelo Campos e Grupo de pesquisa Arte e Itinerários Culturais</b><br>Idealização: <b>Bete Esteves</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2019 | <b>Rios do Rio</b><br>Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Fernanda Pequeno</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2018 | <b>Em cada linha um traço em cada fio uma trama</b><br>Martha Pagy Escritório de Arte, Rio de Janeiro – Brasil<br>Curadoria: <b>Paula Terra-Neale</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2018 | <b>De sangue e ossos</b><br>Galeria Matias Brotas, Vitória, Brasil<br>Curadoria: <b>Isabel Portella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2018 | <b>Faça vc mesm_ (um guia de leitura 1/20)</b><br>Mesa, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Alexandre Sá</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>Limites, fronteiras, interseções entre a arte e o design</b><br>Caixa Cultural São Paulo, Brasil<br>Curadoria: <b>Marcos Lontra</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>Gabinete Contemporâneo de Curiosidades</b><br>CCBN, Sousa, Brasil<br>Curadoria: <b>Marco Antônio Portela</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>A matéria da cor</b><br>Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil<br>Curadoria: <b>Franck-James Marlot</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>Aquilo que nos une</b><br>Caixa Cultural São Paulo, Brasil<br>Curadoria: <b>Isabel Sanson Portella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>Gabinete Contemporâneo de Curiosidades</b><br>Galeria Hiato, Juiz de Fora, Brasil<br>Curadoria: <b>Marco Antônio Portela</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2017 | <b>Espólios</b><br>Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marcelo Campos, João Paulo Quintella, Laura Conserdey e Pollyana Quintella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016-17 | <b>Nós</b><br>Caixa Cultural Brasília, Brasil<br>Curadoria: <b>Fernanda Pequeno</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Gabinete Contemporâneo de Curiosidades</b><br>Galeria Oriente, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marco Antônio Portela</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Distantes mundos / próximos lugares</b><br>Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Fortaleza, Brasil<br>Curadoria: <b>Jacqueline Medeiros e Bitu Cassundé</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Aquilo que nos une</b><br>Caixa Cultural Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Isabel Sanson Portella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Nós</b><br>Caixa Cultural Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Fernanda Pequeno</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2016 | <b>Ao amor do Público I – Doações na ArtRio (2012-2015) e Minc/Funarte</b><br>Museu de Arte do Rio | MAR, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Paulo Herkenhoff</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2015 | <b>Carbono Galeria</b><br>São Paulo - Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2015 | <b>Contextos contemporâneos</b><br>Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Ricardo Resende</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2015 | <b>Obaoba</b><br>Galeria Bangbang, Lisboa, Portugal<br>Curadoria: <b>Leo Ayres</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Carpe Diem Limited Editions International Tour</b><br>Nova Iorque, Washington, Berlim, Curitiba, Bruxelas e Porto"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Eu / outro / eu</b><br>Galeria de Arte da Uerj, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Marcelo Campos e Roberto Conduru</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>3×4 / Efrain Almeida</b><br>Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, Brasil<br>Curadoria: <b>Efrain Almeida e Jaqueline Medeiros</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Obaoba</b><br>Sessão Corredor, Ateliê 397, São Paulo, Brasil<br>Curadoria: <b>Léo Ayres</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Um chão para brincar, um céu para voar</b><br>Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Isabel Portella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Rio</b><br>Saltfineart Gallery, Califórnia, EUA<br>Curadoria: <b>Maria Donato e Carla Tesak Arzente</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Itinerância da 17ª Bienal de Cerveira</b><br>Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2013 | <b>Amor</b><br>Museu Casa de Benjamin Constant, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Isabel Portella</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2013 | <b>Play</b><br>Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro, Brasil<br>Curadoria: <b>Fernanda Pequeno e Marta Mestre</b>"}}],"version":"2.18.0"}
residências
{"time":1747237826156,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"2021 | <b>Laboratório Semente</b><br>Padre Bernardo, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2018 | <b>2ª Residência Pop Center</b><br>Porto Alegre, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2014 | <b>Carpe Diem</b><br>Residência realizada por ocasião do programa de exposições do Carpe Diem Arte e Pesquisa<br>Lisboa, Portugal"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2006 | <b>Centre de Photographie de Lectoure</b><br>Residência realizada por ocasião do festival L’eté photographique<br>Lectoure – França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2006 | <b>Centre de Photographie de Lectoure</b><br>Residência realizada por ocasião do festival Cheminements<br>Lectoure - França"}}],"version":"2.18.0"}
outras atividades
{"time":1747238038380,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"2024 | <b>CCBB Educativo – lugares e culturas</b><br>Fragmentos do cotidiano – oficina que propõe a investigação do potencial criativo das coisas simples que acompanham o nosso dia a dia<br>CCBB RJ, Rio de Janeiro, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2020-21 |<b> Dinamização de oficinas de criação</b><br>Oficinas online para dinamização de grupo de psicanalistas atendendo pacientes em situação extrema durante a pandemia do COVID-19"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2020<b> </b>|<b> </b><b>https://300desenhos.art/</b><br>Apoio às organizações filantrópicas Apib, CUFA e Habitat"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2021 |<b> Participação na ação CONTÁGIO</b><br>Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, Brasil<br>Idealização: <b>Regina de Paula</b>"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2021 |<b> @quaseoracao</b><br>Ação coletiva de contagem das vidas interrompidas pela covid-19 no Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2019 | <b>Organização do coletivo Das Bandeiras</b><br>Em colaboração com Mayra Rodrigues e Rogério Reis"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2012<b> </b>|<b> Leitura de portfólio</b><br>Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2010<b> </b>|<b> Métissages</b><br>Realização do trabalho <i>Ela é bela e banguela a Guanabara</i>, em parceria com Mylène Salvador-Ros, Maître d’Art em renda de bilro de Bayeux<br>Centre national des arts plastiques, Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2008 |<b> Dinamização de oficinas de desenho</b><br>Festival de Inverno Sesc, exposição Desenho em todos os sentidos<br>Sesc Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2008<b> </b>|<b> Cenário para </b><i><b>Os sete pecados capitais</b></i><b> e </b><i><b>Voo de Lindenberg</b></i><b>, de Kurt Weill e Bertold Brecht</b><br>Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Brasil<br>Festival de Inverno de Campos de Jordão, São Paulo - Brasil;<br>Direção artística: Carla Camurati"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2003 |<b> Dinamização de oficinas de bordados</b><br>Encontro com mulheres imigrantes em curso de alfabetização e inserção social em torno da prática do bordado, iniciativa conjunta da associação Collectif 12 e do Musée de l’Hôtel-Dieu<br>Mantes-la-Jolie, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2006<b> </b>|<b> Participação no programa Lumières d’Août, Radio France</b><br>Entrevista realizada por ocasião do festival L’Été Photographique<br>Centre de Photographie de Lectoure, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2001-02 |<b> Assistência aos artistas Marisa Merz e Mário Merz</b><br>Preparação e montagem da exposição na Galeria Marian Goodman<br>Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2001<b> </b>|<b> Assistência na montagem e desmontagem da obra </b><i><b>Desvio para o vermelho</b></i><b>, de Cildo Meireles</b><br>Exposição “Da adversidade vivemos”, no Musée de la Ville de Paris<br>Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2001-06 | <b>Assistência de ateliê aos artistas Annette Messager e Christian Boltanski</b><br>Malakoff, França"}}],"version":"2.18.0"}
coleções institucionais
{"time":1747238118326,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"<b>Museu de Arte do Rio | MAR</b><br>Rio de Janeiro, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"<b>Museum of Latin American Art | Molaa</b><br>Long Beach, Estados Unidos"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"<b>Centro Cultural Banco do Nordeste</b><br>Fortaleza, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"<b>Centre national des arts plastiques | Cnap</b><br>Paris, França."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"<b>Fundação Joaquim Nabuco | FUNDAJ</b><br>Recife, Brasil"}}],"version":"2.18.0"}
coleções particulares
{"time":1744399461671,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"\nBrasil,\nFrança, Inglaterra e Estados Unidos"}}],"version":"2.18.0"}
formação
{"time":1747238639159,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"2012-13 | <b>Aluno-ouvinte do curso de Pós-graduação Arte e Filosofia</b><br>Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2000-01 | <b>Aluno em intercâmbio</b><br>Atelier Annette Messager e Christian Boltanski<br>Programa de intercâmbio entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil e a École Nationale Supérieure des Beaux Arts, Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2000-01| <b>Ciclo de cursos e conferências</b><br>Perspectives modernes et contemporaines II et III, Hélène Kelmachter<br>Fondation Cartier, Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2000-01| <b>Ciclo de cursos e conferências</b><br>Actualités de l’image photographique, Pascal Beausse<br>Fondation Cartier, Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2000-01| <b>Ciclo de cursos e conferências</b><br>Wild world web, Valéry Grancher<br>Fondation Cartier, Paris, França"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"2000-01| <b>Curso de história da arte contemporânea</b><br>Les années 60 et 70 et les années 80 et 90<br>Jeu de Paume, Paris, França."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"1993-99 |<b> Escola de Artes Visuais do Parque Lage</b><br>Ateliês João Magalhães, Kate van Scherpenberg, Iole de Freitas e Nelson Leirner Rio de Janeiro, Brasil."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"1985-86 | <b>Aluno-ouvinte do curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil</b><br>Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, Brasil"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"1979-83 | <b>Graduação em Arquitetura e Urbanismo </b><br>Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil"}}],"version":"2.18.0"}