Entre céu e água | 2016
Curta documental realizado por ocasião de exposição individual no Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil
Produção áudio visual: Fabiano Araruna
Texto curatorial: Marcelo Campos
{"time":1750186412681,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"É preciso que se esqueça de tudo aquilo que lhe ensinaram os mapas tão completos, e que comece a apagar sobre a carta que tem na cabeça, a forma, a aparência geral, até a presença do continente americano. Aquele que souber trazer para a sua alma a obscuridade e as incertezas daquele século distante poderá ressentir a surpresa, o entusiasmo de toda uma geração quando, naquilo que era até então o infinito, se esboçou, pouco a pouco os primeiros contornos de uma terra insuspeita."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Stefan Zweig. Amerigo"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Vida e narração configuram uma existência indissociável. Fatos narrados e vividos se confundem na emissão da voz, conjecturando-se ofertas de sentido para a troca de confidências, a organização do caos da experiência, o drama dos sentimentos cotidianos. De outro modo, os desenhos da escrita tecem sinais para espectadores privados (nos diários, nas cartas) ou públicos (em ofícios, leis, livros). Escrita e desenho se fundem, por exemplo, na tentativa colonialista de criar limites em terras, ilhas, continentes nas práticas cartográficas."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"A exposição “Entre céu e água”, de Renato Bezerra de Mello, parte do impacto dessa troca intersubjetiva entre relato, empiria e imaginação, prática recorrente nos trabalhos do artista. Ao se fundamentar nos modos de estender o tempo da práxis, o artista procura as ações diretas, como desenhar, coser, escrever e, a partir disso, combate o dispêndio, aproveitando-se dos restos, das sobras de papel, das cargas de canetas, dos avessos, dos invólucros."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Aqui, o artista se interessa pela nomeação da América, fato que confere à Américo Vespúcio não somente uma homenagem, como era comum nos tempos de Colombo, mas o coloca na condição de narrador que não atribui o achamento de terra ao engano, ou como desvio para se chegar às Índias, como na história de Cabral. Renato pesquisou mapas de diversas épocas e os colocou em bordados sobre linho, exibindo-nos modificações morfológicas dos imaginários de diversas épocas, alterando-os, consideravelmente, com a inclusão das duas costas, Atlântico e Pacífico."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Ao mesmo tempo, nos bordados, vemos os monstros marinhos das primeiras cartas náuticas. Tais relatos nos impactam tanto pela construção imaginária de seres impossíveis, quanto, depois de aportar, pela difícil aceitação dos que já estavam em terra. Em um dos trabalhos, os nativos são referenciados com um mapa do Brasil formado por mais de mil etnias ameríndias. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Na exposição, Renato Bezerra de Mello também se interessou pela possibilidade de agir no pequeno, nos gestos manufaturados, estimulado por outra grandiosa história, a de uma biblioteca pertencente à família real portuguesa que atravessaria o Atlântico quando da vinda de d. João e de parte da corte, em 1807. Com os percalços da pressa de embarcar, diante das iminentes invasões de Portugal por tropas francesas, como nos explica Lilia Moritz Schwarcz, a biblioteca foi deixada no porto de Lisboa. Porém, o príncipe regente exigiu a vinda da Real Livraria três anos depois. "}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Renato Bezerra de Mello seleciona, a partir dessa impactante imagem, um relato: a carta do bibliotecário Luiz Joaquim dos Santos Marrocos ao pai, um dos embarcados na travessia, narrando as angústias, o horror, o incômodo da empreitada."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Com isso, vemos céu e água metaforizarem-se em trabalhos pontuais e instalações em que “avistamentos” diversos criam o imaginário curioso da expectativa pelo porvir, em mapas, cores marítimas, monstros, palavras que misturam as vozes do invasor e dos nativos. A narrativa, assim, exterioriza-se, enviesadamente, em cargas de canetas azuis, etiquetas, papéis amarelecidos, textos. Tais exterioridades são partilhadas com o espectador como cartas, apresentadas ou esquecidas, evidenciadas na individualidade ou superpostas em opacidades."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"A exposição “Entre céu e água” trata, sobretudo, da possibilidade do relato em conferir sentido aos intervalos de tempo quando, aparentemente, não percebemos o que se passa."}}],"version":"2.18.0"}
Entre céu e água | 2016
Short documentary created for the individual exhibition at Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brazil
Audiovisual production: Fabiano Araruna
Curatorial text: Marcelo Campos
{"time":1750186421684,"blocks":[{"type":"paragraph","data":{"text":"One must forget everything that was taught on such thorough maps and begin to erase from that letter in the head the form, the general surface, even the presence of the American continent. The one who can bring to his soul the obscurity and uncertainties from that distant century will be able to relive the surprise, the enthusiasm of a whole generation when, in that which was then the infinite, the first outlines of an unsuspecting land, little by little were sketched."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Stefan Zweig. Amerigo"}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Life and narration configure an inseparable existence. Narrated and lived facts get mixed in the emission of the voice, creating conjectures that offer meanings for the exchange of confidences, for the organization of the chaos of existence, the drama of everyday feelings. In another way the drawings of writing weave signs for private audiences (in journals, in letters), or public ones (in court orders, laws, books). Writing and drawing merge, for instance, in the colonial attempt to create limits on lands, isles, continents in cartographical practices."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"The exhibition Entre céu e água by Renato Bezerra de Mello originates from the impact of such intersubjective exchange between the account, empiricism and imagination, recurrent practices in that artist’s work. As he grounds himself on the forms of extending time on praxis, the artist searches for direct actions, as drawing, sewing, and writing, and based on that he fights the waste, taking profit of the remains, of the paper leftovers, of the pen cartridges, of the back sides, of the casings."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Here the artist is interested in the naming of America, a fact that grants to Amerigo Vespucci not only a tribute, as it was common in the times of Columbus, but that places him as a narrator who does not attribute the finding of the land to chance, or to a detour to arrive at India, as in the history about Cabral. Renato did research maps from different eras and put them on embroidered linen, showing us morphological modifications of the imaginary from diverse eras, changing them considerably with the inclusion of the two coasts, Atlantic and Pacific."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"On the embroidery one sees, at the same time, the sea monsters of the first nautical charts. Such accounts impact us both by the imaginary making of these impossible beings, and after docking, by the difficult acceptance of those which were already on land. In one of the works, the natives are referenced by means of a map of Brazil made by over a thousand Amerindian ethnicities."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"In the exhibition Renato Bezerra de Mello was also interested in the possibility of acting on the small, on the manufactured gestures, stimulated by another grand history, that of a library belonging to the Portuguese Royal Family that crossed the Atlantic when Prince Regent John and a part of the Portuguese court crossed the Atlantic to Brazil, in 1807. With the mishaps of the hurried boarding, due to the imminent invasion of Portugal by the French troops, as explained by Lilia Moritz Schwarcz, the library was left on the docks of Lisbon. However, the prince regent demanded the bringing of the Royal Library three years later."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"From such an impactful image, Renato Bezerra de Mello selects an account: the letter written by the librarian Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, one of those on board during the crossing, to his father, narrating the distresses, the horror and the discomfort of the journey."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"Thus, one sees sky and water metamorphosing in punctual works and installations in which diverse sightings create the peculiar imaginary of the expectation for what is to come on maps, sea colors, monsters, words, which mix the voices of the invader and those of the natives. Thus, the narrative is skewed and externalized by means of blue pen cartridges, tags, yellowed papers, and texts. Such externalities are shared with the spectator as letters, presented or forgotten, made evident in individuality or superposed in opacities."}},{"type":"paragraph","data":{"text":"The exhibition Entre céu e água is above all about the possibility of the account to attribute meaning to the time gaps when, apparently, one does not perceive what is going on."}}],"version":"2.18.0"}