GALERIE CAROLINE VACHET | 2009
Lyon, França
Curadoria: Yves Sabourin
Descrição das obras
1 – Esperando passarinho | 2009
À procura de relatos sobre a elaboração de objetos plumários, deparei-me com uma cena que nos oferece Darcy Ribeiro nos seus Diários índios: ele sozinho, no centro de uma aldeia, enquanto todos os demais haviam se embrenhado na floresta à cata de penas e de passarinhos. Criei, assim, com base nessa imagem, as visões da floresta que o cercava.
- série de três desenhos
- folhas sobrepostas de papel vegetal 45 g, nanquim branca
- 66 x 99 cm (cada)
- EXPOSIÇÕES: ‘Errático, errante’, Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil
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Fotografia: Claudia Tavares (detalhe) e Wilton Montenegro
2 – Berço esplêndido | 2004
Encontrei este mapa da América do Sul, no livro História dos índios no Brasil, organizado por Manuela Carneiro da Cunha: serve para localizar, geograficamente, as etnias indígenas citadas nos textos que reúne. Fui imediatamente tocado pela imagem de um continente que, livre das fronteiras políticas que hoje conhecemos, apresenta-se belamente pelo simples traçado dos seus rios.
- bordado sobre antiga fronha de algodão
- 60 x 60 x 20 cm
- EXPOSIÇÕES: ‘Ao amor do público I – Doações na ArtRio (2012-2015) e MinC/Funarte’, Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, Brasil / ‘Métissages’, Le Radar, Espace d’Art Actuel, e Musée Baron Gérard, Bayeux, França; Musée de Bourgoin-Jallieu, França; Selasar Sunaryo Art Space, Bandung; Museum Nasional, Jacarta, Indonésia; James H. W. Thompson Center for the Arts, Bangkok, Tailândia; Parc Saint Léger, Pougues-les-Eaux, França / ‘L’autre métissages’, Museo Nacional de Etnografía y Folklore, La Paz, Bolívia
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Fotografia: Kristine Thiemann
3 – A memória é a costureira, e costureira caprichosa. A memória faz a sua agulha correr para dentro e para fora, para cima e para baixo, para cá e para lá. Não sabemos o que vem em seguida, o que virá depois ⏐2007
Lançando mão de uma coleção de iniciais bordadas em algodão, que serviam para marcar a quem pertencia uma roupa, desenvolvi, juntamente com artesãs da Cooparoca, cooperativa da Rocinha, no Rio de Janeiro, esta ideia de uma veste que teria pertencido a um número incontável de mulheres.
- iniciais bordadas sobre veste em algodão
- 150 x 50 cm
- EXPOSIÇÕES: ‘Amor’, Museu Casa de Benjamin Constant, Rio de Janeiro, Brasil / ‘Retalhar’, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
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Fotografia: Wilton Montenegro
4 – Cicatriz | 2005
Das primeiras experiências com o bordado, sobravam muitas linhas que eu ia perpassando por esta entretela. Pouco a pouco foi surgindo a imagem de uma cicatriz que marcou a minha infância.
- tarlatana, linhas de algodão
- 10 x φ 60 cm
- EXPOSIÇÕES: ‘Poética têxtil’, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, Brasil
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Fotografia: Kristine Thiemann
5 – Sou taça de cristal lançada ao mar | 2009
Este vídeo apresenta alguns instantes da quebra de uma coleção de copos e taças de cristal que reuni ao longo de 20 anos. Ligada a questões muito pessoais e íntimas, esta ação representou um momento de ruptura e transformação em minha vida.
A quebra dos copos foi realizada durante a montagem da exposição “Memórias heterogêneas”, no Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro, em 2004.
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- vídeo com 10’31”, projeção em loop
- EXPOSIÇÕES: ‘ObaOba’, Galeria Bangbang, Lisboa, Portugal / Sessão Corredor, Ateliê 397, São Paulo, Brasil
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