ESPÓLIOS | 2017
Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
Curadoria: Marcelo Campos, João Paulo Quintella, Laura Conserdey e Pollyana Quintela
Descrição das obras
1 – Esqueça-me | 2015
Em um arquivo encontrado no lixo — relativo à vida de mulheres que procuravam abandonar a prostituição —, destacou-se a pequena fotografia de um grupo e o rosto violentamente rasurado de uma das retratadas. Recortei e ampliei a imagem desse rosto que, impossível de ser identificado, representa todas as pessoas que a sociedade, por indiferença e preconceito, pretende manter invisível.
- ampliação em papel algodão, edição de 5 fotografias + 2 PA
- 65 x 65 cm
- EXPOSIÇÕES: ‘Inventário do esquecimento’, Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil
- acesse aqui a página da obra
2 – Nada, ninguém, coisa alguma | 2015
Com o intuito de dar fim a qualquer possibilidade de classificação, recortei em fiapos centenas de pastas de papel, que guardavam documentos sobre a vida de mulheres que desejavam abandonar a prostituição.
-
-
- antigas pastas de arquivo
- 220 x 65 x 80 cm
- EXPOSIÇÕES: ‘Inventário do esquecimento’, Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil
- acesse aqui a página da obra
-
3 – Pouco a pouco, se fazendo, se rasurando e se reescrevendo | 2015
Encoberto por grafite artesanal, este caderno marca o início de uma pesquisa com o material e um acervo sobre a prostituição. As folhas em branco do caderno me levaram a procurar outros suportes, cujo conteúdo possibilitasse tratar da fragilidade da memória, como tensão entre a lembrança e o esquecimento.
- caderno em papel Vergé, costura manual e corte medieval, documentos antigos, grafite artesanal
- 15 x 31 x 2 cm
- acesse aqui a página da obra
Fotografia: Thales Leite e Pat Kilgore