O QUE A GENTE NÃO TEM CORAGEM DE JOGAR FORA | 2019

Galeria Inox, Rio de Janeiro, Brasil

Curadoria: Bianca Bernardo

Descrição das obras

1 – Pinturinha | 2019

Essa pintura foi feita por minha avó materna na sua adolescência, em meados dos anos 1910. Guardada todos esses anos, chegou recentemente às minhas mãos, chamando atenção pelo que se pode ver no seu verso, uma aparição, tênue e impalpável.

2 – O arredondado das formas do corpo | 2019 

Esses bordados guardam algumas histórias; o brim marcado pelo tempo foi fabricado em Pernambuco, entre os anos 1940 e 1970, pelo meu avô paterno, que o patenteou com o nome de Leão do Norte. As linhas de seda que contornam as manchas do tecido, juntamente com ele, fazem parte do legado íntimo de minha mãe.

3 – Mãos | 2019 

Queria criar pequenas esculturas aludindo aos órgãos que se encontram no interior dos nossos corpos e que tão pouco conhecemos. Para tanto recorri a um conjunto de mãos — moldadas há quase 20 anos, transformando-as pelo calor do meu corpo sobre a parafina e pela pressão de milhares de metros de linha que usei para envolvê-las.

    4 – Para os que não podem falar | 2019

    Encontrei, desfazendo a casa materna, um velho livro encoberto de manchas e nódoas,: resolvi trazê-lo para o ateliê. Inicialmente me preocupei em agir para estancar a propagação dos fungos (provavelmente não terei sucesso) para, em seguida, contornar com cores as pequenas marcas da passagem do tempo.

    5 – Lembrança | 2019

    A palavra “lembrança” gravada em 37 caligrafias diferentes, retiradas de pequenos objetos em papel vegetal — pintados, rendilhados e escritos — confeccionados em conventos de Pernambuco para festejar eventos religiosos. Guardados pelas mulheres da minha família, como relíquias, guardam a delicadeza de uma manufatura que não existe mais.

    • processo de gravação em alto-relevo francês, sobre papel Conqueror Bamboo Natural White 500g, com acabamento em pintura lateral 
    • gravação em chapa e impressão à tinta realizada artesanalmente pela Gráfica Marly, Rio de Janeiro
    • conjunto com 37 impressões | edição de 03 + 02 PA
    • 14,5 x 18,2 cm (cada cartão) | 106 x 265 cm (o conjunto) 
    • acesse aqui a página da obra

    6 – Orfãos | 2019 

    Venho recolhendo, já há algum tempo, botões esquecidos em caixas e gavetas, que viviam na esperança de suas guardiãs, um dia, utilizá-los ou, mais comumente, reutilizá-los em outra roupa. Nesta obra reúno centenas deles, de diferentes procedências, num grande festão ornamental, como agradecimento às mulheres que generosamente me presentearam, na expectativa de que lhes desse um destino.

    • botões, linha de algodão e linha de pesca multifilamento
    • 5,75 cm, medida linear (instalação com medida variável)
    • acesse aqui a página da obra

    7 – Fantasma | 2019 

    Essa imagem permanece na minha mente, desde há muitos anos, como uma aparição sobrenatural ou imagem ilusória. Tem origem em uma apresentação de Edith Piaf, que famosa pela expressão das suas mãos, rege a si mesma enquanto dá início ao seu canto.

    Fotografia: Wilton Montenegro

    TEXTO

    O que a gente não tem coragem de jogar fora

    Bianca Bernardo

    Setembro, 2019

     

    Imagine voltar à casa da infância e encontrar um espaço vazio que não pode ser preenchido. No espaço onde o silêncio ganha densidade ruidosa e abafa as palavras dentro do peito, a voz que desejamos escutar não vive. Estranha sensação é precisar nascer de novo, dessa vez sozinho no mundo, grávido das formas de si. Para aquele que sempre quis preservar o instante, eis o desejo secreto. Quem nunca sonhou em parar o tempo? Somos nós a girar a ampulheta ou estamos mergulhados nos grãos de areia, deslizando por momentos irreversíveis, cada um a percorrer o próprio caminho? Na antiga sala de visitas, os móveis permaneciam resguardados por panos, mantendo a função de impedir a impregnação constante da poeira. Um mistério habitava esses objetos à espera do acontecimento: o dia para serem descobertos, e, no toque sútil do corpo sobre a mobília, saber que reside a promessa de intimidade com o mundo. No exercício de sonhar a memória, a casa da infância perdida na noite dos tempos profundos pode ser resgatada, assim como um barco que não desaparece no naufrágio e está apenas adormecido.

    Na exposição individual O que a gente não tem coragem de jogar fora, o artista Renato Bezerra de Mello partiu de objetos e imagens guardados ao longo de sua trajetória, trazidos da infância, recebidos como herança ou mesmo produzidos durante seu processo de formação artística na França. Entre desenhos, esculturas, bordados e gravuras, o artista reinventa a memória através do gesto que busca tanto estancar o tempo, quanto propor novas formas para o corpo. Por meio de costuras que contornam para libertar a presença de sua ausência, o artista corajosamente se lança ao encontro do desejo de reparação, compreendendo que toda lembrança guarda em si uma cerimônia de adeus.

    O encantamento na obra de Renato Bezerra de Mello começa no mergulho em sua coleção de afetos. Guardar é importante. E com delicadeza, sua metodologia de juntar e reunir objetos como próteses da memória, evidencia a percepção da expressão simbólica que atravessa e ressignifica a materialidade. A metáfora do espaço íntimo figurada em cada objeto revela, não apenas uma memória particular, mas sobretudo aponta para o complexo conjunto de interações que se dão sempre no campo social. Os objetos não estão destituídos de uma experiência intrínseca e são capazes de preservar o tempo das coisas vividas. Na produção de sua linguagem artística, Renato cria relações com sua coleção na potência de expandi-la e transformá-la. Em seu ateliê, o artista escuta o verbo contido dentro do tempo vivido de cada objeto, que por meio da ação de seu intento, são movidos para uma nova vida como obras de arte.

    Nas páginas que introduzem os capítulos de um livro encontrado na casa de sua mãe, as minúsculas manchas de fungo chamaram a atenção do artista. Encontrou também um rolo de tecido fabricado na antiga confecção da família, que apresentava as mesmas pequenas manchas de formas irregulares. Usando uma paleta de cores variadas, tanto nas páginas de papel quanto sobre o tecido, o artista começou a desenhar contornos ao redor das manchas de fungo, com lápis de cor e linhas de costura. Pacientemente, o artista trabalha sobre esses materiais, com o desígnio de uma luta inglória contra a morte. No imaginário do tempo eterno, o artista estanca a projeção dos fungos com seu gesto criador, e instaura a beleza da vida no contorno da forma que constrói os limites necessários para impedir a decomposição. No arranjo que costura botões fora de suas casas, o artista desorienta a função do vestir-se para formar um grande cordão que atravessa o espaço, no qual encontramos a nós mesmos, os nascituros, e o nosso sentimento compartilhado de solidão e existência. Há muitos momentos em que não temos um modelo a ser seguido, e que habitamos a liberdade ao deixar surgir o descontrole. Na série de esculturas feitas com parafina e linha, Renato Bezerra de Mello inventa novas formas para órgãos sem corpo, como signos abertos ao desejo do ser que caminha para a descoberta de quem se é. Ao envolver com a linha os moldes de mãos produzidas em parafina, o artista descaracteriza a figura do corpo humano conhecido em sua exterioridade e normatividade, nos convida para entrar dentro do corpo e permitir a imaginação de novos órgãos, germinados pelas formas intuitivas. A viagem pelo interior do corpo é como entrar dentro de uma casa íntima e abrir os seus cômodos e armários. Na gaveta, estavam guardadas aquelas cartinhas antigas, escritas à mão, que cuidadosamente protegidas ao longo dos anos estavam envolvidas pela latência da espera. Um dia, o artista achou as cartinhas como quem descobre um tesouro escondido, tão raro quanto a arquitetura de uma caligrafia sagrada. Foi então que ele perguntou: por que vocês existem? E as cartas responderam: para não esquecer.